en-USpt-PT

Blog

Artigos/ Newsletters

Nesta secção irá encontrar todas as newsletters que vão saindo para os nossos subscritores. A KAMAE tem por objectivos dar conhecimento que aumente a cultura empresarial da área e produtividade. Esperamos estar à altura das vossas expectativas! Se quiser sugerir temas para nós abordarmos, contacte-nos.


KAMAE
KAMAE
KAMAE's Blog
Como crescer o Escritório de Advogados? - 2ª parte

Como crescer o Escritório de Advogados? - 2ª parte

- Tempo de Leitura: 3 min. 10 s.


Num post anterior falei sobre as várias formas que um escritório de advogados cresce, se não viu clique aqui para ler. Hoje vamos escolher o tópicos Aquisições e Fusões e vamos desenvolver mais um pouco.

Como é óbvio não vou falar do ponto de vista contratual :-), porque nesse campo vocês são os especialistas :-)! Vou abordar sim, do ponto de vista do marketing e do negócio.

 

O processo de Aquisição e/ ou Fusão de escritórios é sem dúvida alguma a forma mais rápida de crescimento dos escritórios, mas "como é que eu abordo?" e/ ou "Será que é para mim?".

 

Normalmente as Fusões costumam ser entre escritórios de dimensão semelhante ou pelo menos em a diferença não seja grande. E em sentido oposto, as Aquisições são sempre a absorção de um escritório mais pequeno dentro do maior. Até aqui, penso que nada de novo para si. :-)

 

Agora, seja em que dimensão estiver, poderá sempre aplicar o principio da Fusão, enquanto nem sempre poderá aplicar o da Aquisição, por motivos óbvios. Então isto quer dizer que quer seja um advogado em prática isolada ou uma grande sociedade a fusão é sempre possível. Mas então que tópicos devemos olhar neste caso?

 

1. Facturação. Se 2 escritórios tiverem dimensões semelhantes, mas se tiverem um grande diferencial de rentabilidade, poderá representar um ponto de negociação/ ruptura, pelo que deverá haver um cuidado extra de análise. A Fusão poderá ser feita sendo que os benefícios serão menores para quem tem menos facturação, ou não… Existem outros factores a ter em conta que de seguida abordamos;

2. Carteira de clientes. Poderá um dos escritórios ter menor facturação, mas a carteira de clientes ter um grande potencial porque tem clientes que vão complementar ou que podem abrir determinadas portas. Este é um factor que deve ser avaliado com cuidado e que naturalmente tem um valor potencial que pode por vezes ser de dificil atribuição;

3. Equipa. Ambas as equipas ganham com o conhecimento que trazem para a mesa? Se sim, óptimo! Será mais um ponto de avaliação importante; 

4. IT. Aqui devem ter o cuidado de verificar se as infra-estruturas tecnológicas são compatíveis e se têm a mesma filosofia, porque poderão ter aqui um custo escondido…

5. Procedimentos. Será necessário rever os procedimentos. Quando dois escritórios se juntam, 2 culturas se fundem e naturalmente trazem desafios inerentes. A Formalização dos procedimentos é crítico e que deverá ser avaliado antes e não quando já está efectivada;

6. Contabilidade. É bom que seja analisada a contabilidade de cada escritório envolvido, principalmente para sabermos se existe alguma dívida que deverá ser tida em conta;

7. Redundância. Naturalmente vão haver redundâncias em várias áreas. É preciso saber exactamente o que vai ser feito, principalmente quando são pessoas;

8. Liderança. Este é um ponto fulcral em todo o processo… A forma de liderança deve estar bem definida, pois "dois galos na mesma capoeira" dá "confusão", logo é necessário definir exactamente qual vai ser o modelo de decisão para que tudo corra pelo melhor… 

O processo de Fusão pode levar meses e por vezes anos… Tudo depende dos líderes de cada organização envolvida. A verdade é que é sem dúvida alguma uma forma muito eficaz de crescer rapidamente e de forma sustentada.

 

Lembre-se que: "Se quiser ir rápido vá sozinho, se quiser ir longe vá acompanhado!"


Ricardo Teixeira
Law Firm's Board Advisory

Se está interessado em fazer crescer o seu escritório de forma sustentada: com procedimentos e sistemas adequados que o acompanhem na sua evolução então clique aqui para nos contactar. Já são mais de 19 anos de experiência na área jurídica, com clientes nos vários pontos do mundo.

Comentário (0)



Os comentários estão fechados
Subscreva a nossa newsletter
CONTACTO
SIGA-NOS
SUBSCRIÇÃO